Paraná recebe maior leilão de obras de arte dos últimos 10 anos

Portinari. Foto: Divulgação

Curitiba será palco do maior leilão beneficente de obras de arte dos últimos 10 anos, com peças de importantes nomes das artes plásticas do Paraná e São Paulo, como Tarsila do Amaral, Leda Catunda, Tomie Ohtake, Portinari, Miguel Bakun, entre outros. Parte da renda será revertida ao serviço de oncologia do Hospital Pequeno Príncipe. Organizado pela casa de leilões Mazo, com apoio institucional das galerias Simões de Assis e SIM Galeria, o pregão ocorre no dia 10 de novembro, às 20h, no Graciosa Country Club e será comandado pelo leiloeiro público oficial Helcio Kronberg. Os interessados podem fazer o pré-cadastro no site do leiloeiro (http://www.hkleiloes.com.br).   De acordo com a diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Forte Carneiro, os recursos serão aplicados nas atividades de assistência e pesquisa. “Esses recursos nos permitirão garantir um atendimento de excelência a crianças de todo o país e ainda desenvolver estudos que buscam diagnósticos precoces e mais precisos, que contribuem para reduzir a mortalidade infantil”, diz.  Segundo o leiloeiro Helcio Kronberg, este é o maior leilão de obras de artes dos últimos 10 anos na capital paranaense. “Há uma década Curitiba não recebe um leilão com nomes tão expressivos das artes plásticas brasileira. O mais importante é que parte do dinheiro arrecadado vai beneficiar as crianças atendidas pelo Pequeno Príncipe”, diz.  As obras estão sendo captadas entre colecionadores, artistas e galerias.

Conheça alguns artistas com obras em exposição:

Tarsila do Amaral. Foto: Divulgação
Tarsila do Amaral. Foto: Divulgação

Uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista no Brasil, Tarsila do Amaral é conhecida por usar em suas obras de artes cores vivas, influenciadas pelo cubismo (uso de formas geométricas), assim como o dadaísmo e do futurismo, além de abordar temas sociais, do cotidiano e paisagens do Brasil e ter uma estética fora do padrão. Algumas de suas obras mais conhecidas são o Abaporu (1928) e Os Operários (1933).

Vik Muniz

Conhecido no mundo todo por utilizar matérias-primas insólitas, como geleia, chocolate, xarope, vinho, materiais recicláveis, fios de cabelo, diamante, e muitas outras, Vik Muniz é um artista plástico brasileiro, fotógrafo e pintor e tem como objetivo alcançar um público que não costuma ir a galerias de arte. Atualmente radicado nos Estados Unidos, sua obra está representada nas coleções de grandes museus internacionais como The Art Institute of Chicago, Museum of Contemporary Art of Los Angeles; Metropolitan Museum of Art; MoMA, Museu de Arte Moderna de São Paulo e o Victoria and Albert Museum.

Confira os principais nomes já confirmados:

Tarsila do Amaral;  Portinari;  DiCavalcanti;  Tomie Ohtake;  Alfredo Andersen;  Miguel Bakun;  Arthur Nísio;  Juarez Machado;  Guido Viaro;  Leda Catunda;  Vik Muniz.

E-books chegam a livrarias independentes

Uma parceria entre a Bibliomundi, plataforma de distribuição de e-books de autores autônomos e editoras, e a Loja do Corvo abre caminho para ampliar a visibilidade do livro digital para o público leitor. A Loja do Corvo, de Curitiba, é a primeira livraria independente do país a inaugurar uma loja própria de livros digitais, através do sistema da Bibliomundi, que oferece uma vitrine personalizada de livros digitais para livrarias e canais  de vendas de editoras.  Além de livros de autores autônomos cadastrados na Bibliomundi, a Loja do Corvo, que já vendia livros de papel e DVDs pela internet, passa a disponibilizar e-books de editoras consolidadas, parceiras da plataforma. É o caso da editora Vozes, de Petrópolis (RJ), que reúne cerca de 2 mil títulos de diversas áreas do conhecimento publicados em mais de um século, e da Oficina Raquel, jovem editora carioca que se interessa por textos de elevada qualidade poética, com poesias, contos, crônicas, romances, ensaios e revistas.  “A importância da parceria entre a Bibliomundi e a Livraria do Corvo é que temos poucas distribuidoras de e-books no Brasil e todas restringem suas vendas para as grandes lojas. A Bibliomundi está construindo novos canais para pequenas livrarias ampliarem sua capilaridade no mercado, como livrarias de rua e universitárias. Também estamos estreitando parcerias com livrarias tradicionais que vendem livros pela internet, mas não têm condições próprias de fornecer e-books”, explica Raphael Secchin, sócio-fundador da Bibliomundi.  Por meio da Bibliomundi, os escritores editam e publicam seus livros sem desembolsar investimento inicial e compartilham com a plataforma apenas parte do retorno financeiro gerado pela venda das obras. Ao contrário das outras plataformas de autopublicação do país, a Bibliomundi é a única a oferecer gratuitamente Big Data, informação extraída diretamente dos padrões de compra dos leitores e apresentada de forma acessível para otimizar as campanhas de marketing para autores e editoras. O sistema conta com ferramentas que facilitam a utilização para quem tem pouca familiaridade com o ambiente digital.  “Já não são poucos os casos de livros que nascem em edições próprias e migram para as listas de mais vendidos ou para as editoras tradicionais. Para isso, os autores contam com ferramentas para monitoramento e análise do comportamento do leitor, além de acompanhamento em tempo real das vendas e da leitura de sua obra no mercado”, comenta Raphael Secchin. A Loja do Corvo pode ser acessada no endereço eletrônico: http://www.lojadocorvo.com.br/index.php.

Natal já começou no Shopping Jardim das Américas

O bom velhinho chegou em um carro conversível antigo. Foto: Rafael Danielewicz
O bom velhinho chegou em um carro conversível antigo. Foto: Rafael Danielewicz

Na última sexta-feira, dia 4 de novembro, o Papai Noel chegou ao Shopping Jardim das Américas, em Curitiba (PR), com uma grande festa para os clientes. O bom velhinho chegou em um carro conversível antigo, ao som da Banda Marcial do Colégio da Polícia Militar e do Quinteto Parada do Natal, acompanhado de Borboletas, Gnomos e Fadas que recepcionaram o público no calçadão do Shopping. Depois de um belíssimo show de fogos de artifício dando as boas vindas ao Natal, o Papai Noel passou pelos corredores do Shopping até chegar à Praça de Eventos, onde recebeu as crianças no Jardim Secreto, tema da decoração deste ano. O público pode passear pela decoração, passando por dentro da árvore de Natal.

Moda, Artesanato e Gastronomia no Batel

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A 1ª Feira da Moda, Artesanato e Gastronomia do Espaço Vicente já tem confirmadas 23 expositoras de diversos segmentos, como moda feminina, masculina e infantil, calçados, acessórios, maquiagens, cosméticos, semi joias, presentes e utensílios para casa. Tudo com preço especial. Será de quinta a sábado, dias 10, 11 e 12 de novembro, das 11h às 20h, na Avenida Vicente Machado, 1082, coração do Batel.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

E para consumir na hora ou levar para casa, haverá doces e salgados como crepes, queijo de minas, pastel de leite ninho, brigadeiro e bolos.  Às 16h de sábado está programado desfile com DJ e rodadas de champagne. A casa de eventos está localizada na Avenida Vicente Machado, 1082, coração do Batel. Com produção de Mulheres Empreendedoras e Cia e Mercado Fashion, o evento tem entrada gratuita. Saiba mais acessando www.facebook.com/events/688378601338145/.

Carob House apoia Millenium Experience 2016 em Porto Alegre

A marca especialista em alfarroba no Brasil tem presença confirmada no evento voltado a empreendedores que buscam investimento para potencializarem seus negócios. Na foto a diretora executiva da Carob House, Eloisa Helena Orlandi
A marca especialista em alfarroba no Brasil tem presença confirmada no evento voltado a empreendedores que buscam investimento para potencializarem seus negócios. Na foto a diretora executiva da Carob House, Eloisa Helena Orlandi

Com patrocínio institucional da paranaense Carob House, a empresa especialista em alfarroba no Brasil, acontece nessa quarta-feira (dia 9), em Porto Alegre, o Millenium Experience 2016, um evento voltado a empreendedores que buscam investimento para potencializarem seus negócios. Através da experiência de gestores de venture capital, o Millenium Experience 2016 objetiva responder à principal dúvida dos empreendedores: o que o investidor quer ver em um plano de negócio, para apostar nele e potencializar o crescimento de uma companhia?
O Millenium Experience será realizado no Auditório Global do Tecnopuc, da PUCRS. Com recepção marcada para 8h30, com um welcome coffee, os participantes poderão degustar um dos produtos da Carob House durante o credenciamento. Trata-se da barrinha de Alfarroba com Damasco e Nozes, novidade lançada pela empresa paranaense neste ano. A Carob House, que se caracteriza por ser uma empresa à frente do seu tempo – prova disso foi a introdução da alfarroba no mercado brasileiro, identificou alinhamento com a proposta do Millenium Experience, por ser um evento que também traz propostas inovadoras para o mercado.
Através da experiência de empreendedores e gestores de venture capital, os participantes do Millenium Experience 2016 terão a oportunidade de conhecer as etapas de negociação com um novo sócio antes, durante e depois de receberem um aporte de recursos. Segundo a organização, o Millenium Experience coloca o Rio Grande do Sul entre os principais estados brasileiros a potencializar o ecossistema do capital empreendedor, unindo investimento, inovação e os principais players do mercado de Venture Capital.
Além do refinado network que um evento como esse permite, já que reúne em sua grande maioria empresas com foco em pesquisa e inovação, o que boa parte dos participantes busca deve ser apresentado na palestra que encerra a programação. Com o tema “Do ponto de vista do investidor: que tipo de empresário atrai sua atenção” o painel se propõe a desmistificar a realidade e a causa das recusas e aceites de negócios inovadores ou não. Um desafio para Cristiane Mendes (WOW), Mark Woodhead (Anjos do Brasil) e Gustavo Piccinini (Criatec III), que são os palestrantes convidados.  Outros nomes também confirmados no evento são Rafael Trombetta e Ricardo Fernandes, do Google Business Group, de Porto Alegre, apresentando o programa Startup Journey; os empreendedores Marcelo Lacerda (sócio criador das empresas Nutec e Zaz) e José Renato Hopf (fundador da 4all Tecnologia), que falam sobre as trajetórias de suas empresas, em painel mediado por Clovis Benoni Meurer (diretor da CRP Companhia de Participações e Conselheiro da ABVCAP); o palestrante Marcelo Carrullo (coordenador do Programa Venture Forum – ABVCAP), que vai explicar como funciona a indústria de private equity; entre outros nomes expressivos do mercado.

Voltar ao topo