CVI-PR comemora 54 anos de história

O presidente Márcio Favarim (ao centro) ladeado pelos diretores Jorge Henri Galiano, André Losso, Azamor Carneiro e Elcio Gomes. 

A Câmara de Valores Imobiliários (CVI-PR) comemorou, nesta última semana, os 54 anos de fundação da entidade com um coquetel para associados. A CVI-PR é a segunda entidade mais antiga do setor de imóveis no Paraná, mais nova apenas do que o Sindicato dos Corretores de Imóveis do Paraná (Sindimóveis). A CVI-PR é uma associação sem fins lucrativos, declarada como entidade de utilidade pública do Paraná, que atua na emissão de avaliações de bens imóveis, móveis e intangíveis.

Sessão cinema e bate papo

2bel

Utilizando o filme “Her”, de Spike Jonnze, como base, o psicólogo Akim Rohula Neto promove um debate no próximo sábado, dia 23 de Setembro, sobre amor e relacionamentos. Durante a discussão, Akim recorrerá a conceitos trabalhados por grandes autores como Bauman, Keleman e Fredrickson, e abordará tópicos como relacionamentos líquidos, vínculos afetivos, entre outros. O bate papo com o profissional será precedido da exibição do filme em questão, que será iniciada pontualmente às 14h. As ins crições devem ser realizadas através dos telefones (41) 99113-0050 / (41) 3077-7380 ou pelo e-mail akim@uol.com.br.

Com presença de MasterChef, rede hoteleira lança Inverno 2018 de Piratuba

Doze hotéis participam da organização do evento chamado "Noite Impar", que contará com a presença da Chef Dayse Paparoto, ganhadora da primeira edição do reality show de gastronomia no Brasil
Doze hotéis participam da organização do evento chamado “Noite Impar”, que contará com a presença da Chef Dayse Paparoto, ganhadora da primeira edição do reality show de gastronomia no Brasil

A primavera se aproxima e dias mais quentes inspiram viajantes a fazerem as malas nos próximos meses. Para o setor hoteleiro, no entanto, é hora de planejar a temporada de inverno. Em Piratuba, no dia 5 de outubro, um evento gastronômico marca o lançamento da Programação Oficial do Inverno 2018 de Piratuba. Denominado “Noite Impar”, o jantar deve reunir cerca de 200 convidados, no Centro de Eventos de Piratuba. Durante a “Noite Ímpar” cada um dos 12 hotéis participantes irá apresentar um prato, para ser degustado pelos convidados. Logo após a chef Dayse Paparoto, ganhadora da primeira edição do reality show MasterChef 2016 vai apresentar um prato criado em homenagem à cidade de Piratuba. O objetivo é fortalecer a gastronomia regional como uma das atrações da cidade, localizada no Oeste de Santa Catarina e que integra a região turística chamada Vale do Contestado. Além de ser apontada com um dos melhores parques de águas termais do país, Piratuba oferece opções de lazer, relaxamento e diversão em qualquer época do ano. Segundo o empresário Wilson Luiz de Macedo, do Thermas Piratuba Park Hotel, a ação conjunta fortalece o turismo e, por consequência, a economia local. “Já somos referência como destino para os viajantes que buscam as águas termais e temos uma gastronomia muito rica, que pode e deve ser melhor divulgada para consolidar Piratuba e seus atrativos para turistas de todo país”, afirmou. Sobre o prato que o Thermas Piratuba Park Hotel vai apresentar durante a “Noite Impar” o empresário não quis dar detalhes: “será uma surpresa”, disse.

Baile de debutantes renova tradição no Graciosa neste sábado

4bel

Uma tradição renovada com toques contemporâneos, o Baile de Debutantes do Graciosa Country Club será realizado neste sábado (23), a partir das 22h, no elegante salão da Sede Social. Trinta e oito jovens, suas famílias e amigos participam da noite que resgata o encantamento deste ritual de transição. A noite tem como anfitriões o presidente Gláucio Bley Filho, a primeira dama Karina Guedes Bley e a Diretoria Social Eliana Fadel Farracha de Castro, que organizou o evento. A produção é de Ilse Lambach.  O baile do Graciosa é um dos mais tradicionais do Brasil. Teve a primeira edição em 1944 e desde então continua envolvendo famílias. Este ritual de passagem também é preservado em diversos países e vem ganhando toques modernos, como a aproximação com o universo fashion, mas mantém sua essência clássica. Bailes famosos em todo o mundo ocorrem em capitais como Paris, Nova York e Viena. Segundo historiadores, os bailes de debutantes tiveram início no final do século XVI, na Europa, em principados que mais tarde dariam origem a Alemanha, França, Inglaterra e Áustria. Nasceram da intenção das famílias nobres apresentarem suas filhas à sociedade, no ano em que completam seu 15º aniversário. Elas deixavam a infância para se tornarem mulheres. O termo “debutante” deriva do francês “débutant”, que significa iniciante ou estreante.

A cultura árabe no desenvolvimento do ocidente é tema de curso ministrado por professor libanês

 A convite da PUC-PR, o professor Jamil Ibrahim Iskandar ministrará um curso cujo assunto é Cultura e Arte Islâmica
A convite da PUC-PR, o professor Jamil Ibrahim Iskandar ministrará um curso cujo assunto é Cultura e Arte Islâmica

Difundir a cultura e a arte islâmica com o intuito de desmitificar o preconceito que circunda o islamismo, é o principal objetivo do curso de extensão oferecido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Ministrado pelo professor Jamil Ibrahim Iskandar, o curso “Cultura e Arte no Islã” abordará a história cultural do mundo árabe-islâmico e a contribuição dos árabes no desenvolvimento do ocidente, principalmente em áreas como filosofia, medicina, astronomia e matemática. As inscrições estão abertas no site da instituição e as aulas acontecerão sempre às sextas-feiras, de 29 de setembro a 27 de outubro. Os árabes, uma das civilizações mais antigas do mundo, têm um papel relevante na evolução da civilização ocidental, considerando um aspecto chave: a propagação do conhecimento. “Essa sociedade foi importante receptora da filosofia grega e, ao mesmo tempo, difusora desta cultura ao mundo”, pontua o professor Iskandar, que é pós-doutor em filosofia medieval árabe pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha, e membro da diretoria da Sociedade Árabe de Beneficência (Saben). Segundo ele, ao fundar a Casa da Sabedoria no século IX, em Bagdá, no Iraque, os árabes deram início ao movimento de traduções de importantes obras de pensadores da Grécia Antiga. Em sua época, esta Casa foi considerada um dos maiores centros intelectuais da humanidade. “A Casa acolheu todas as pessoas, sem se interessar por credo e religião. Cristãos, mulçumanos e judeus se reuniam em harmonia para pesquisas e traduções”, conta o professor. “A partir do século X, as obras destes filósofos foram traduzidos para o árabe e, posteriormente, os latinos traduziram muitas destas para o latim. Esta postura contribuiu para difundir o saber e a filosofia no ocidente,  especialmente na Europa”, explica o professor. “O amor pelo conhecimento, foi a maior prova da união de religiões nesta época. A postura acolhedora motivada pelo amor e busca do saber no mundo islâmico criou um ambiente de paz entre diferentes religiões e comunidades”, destaca Iskandar. “Os alunos do curso, ampliando o conhecimento acerca do tema, serão os vetores da verdadeira cultura e arte desenvolvidas em terras do Islã”, explica o professor, que se refere ao clima de conflitos políticos e guerras que o Oriente Médio vive atualmente. “Vamos resgatar a realidade muçulmana e sua importância para o mundo, bem como sua arte, apreciada até hoje, sem proselitismo ou apologia à religião e política”, frisa o professor.

Voltar ao topo