Chef de currículo internacional vem a Curitiba para aula de sobremesas contemporâneas

Consultora Rita Faiçal traz à capital paranaense o chef internacional André Luíz Lenzi, para duas aulas de sobremesas

Criar sobremesas elaboradas, com diferentes texturas, sabores e ingredientes inusitados é desafio até para os chefs mais experientes. Diferentemente dos pratos salgados, doces pedem uma métrica perfeita no preparo, o que exige dos profissionais da área uma constante atualização.
Pensando nisso, a consultora Rita Faiçal traz a Curitiba o chef internacional André Luíz Lenzi, que acumula prêmios como o de Melhor Sobremesa, pela Revista Veja, quando atuava no Carême Bistrô, de Flávia Quaresma, no Rio de Janeiro. Especializado em pâtisserie, Lenzi ministra um minicurso com duração de 8 horas, voltado a profissionais, e também uma aula show, aberta ao público em geral. Os dois eventos acontecerão na sede do Hotel Quality.
Na programação do mini curso, que tem duração de oito horas, o Chef André Luíz Lenzi ensinará o preparo de sete sobremesas: Carré de castanha do Brasil com Cumaru e Cupuaçu; Dome com 3 texturas de Baunilha; Verrine maracujá com frutas vermelhas; Cake de frutas secas; Tartelete Citron com Amarena; Aveludado de maçã; e Trufa belga de caramelo com flor de sal. O investimento é de R$ 780,00 e inclui os insumos, material didático e certificado.
O minicurso é voltado aos profissionais da área, mas na aula show, que tem carga horária de 3h30 o investimento é de R$ 250,00 e podem participar todos os interessados. Também inclui insumos, material didático e certificado. As atividades têm vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas com Rita Faiçal, pelo telefone (41) 99968-1252.

Oficina de Musicalização aproxima crianças de 0 a 12 anos de diversas expressões musicais

Evento é gratuito e acontece neste final de semana
Evento é gratuito e acontece neste final de semana

Fazer descobertas e ter diferentes experiências através da música é a proposta da 1ª Oficina de Musicalização Mozartsom. Em parceria com o Criança na Plateia, a tradicional escola de música de Curitiba, promove neste sábado, dia 27, a partir das 15h30, diversas oficinas que serão divididas entre crianças de oito meses e 12 anos de idade. As oficinas de musicalização infantil ficam a cargo da experiente professora Breeze Rosa que vai promover três rodas de música. A oficina inicia com música de boas vindas, seguida de história e contato com diferentes instrumentos. Serão formados três grupos com duração de 40 minutos cada grupo. Primeiro para crianças de oito meses a 2 anos e 5 meses; depois 2 anos e 6 meses a 4 anos e também um grupo de 4 a 6 anos. Para os maiores, de 7 a 12 anos, a professora Letícia Lass vai comandar uma oficina de Coral e Percussão, que igualmente à musicalização, vai se utilizar da música como linguagem de desenvolvimento. A participação é gratuita e limitada. Para se inscrever é necessário enviar um email para mozartsom@mozartsom.com.br com nome do responsável e nome e idade da criança. A Mozartsom fica na Rua Prof. Brandão, 503. Alto da XV. Informações pelo 41 3013 4949.

Thermas Piratuba Park Hotel confirma presença na 23º BNT Mercosul

A maior feira de negócios em turismo acontece nos dias 26 e 27 de maio, em Itajaí, Balneário Camboriú e Beto Carrero World
A maior feira de negócios em turismo acontece nos dias 26 e 27 de maio, em Itajaí, Balneário Camboriú e Beto Carrero World

Hotel referência em hospedagem e gastronomia no Oeste de Santa Catarina, região conhecida como a Rota da Amizade, o Thermas Piratuba Park Hotel tem presença confirmada mais uma vez na 23º BNT Mercosul. Apontada como a maior feira de negócios em turismo, o evento acontece nos dias 26 e 27 de maio, em Itajaí, Balneário Camboriú e Beto Carrero World. Neste ano 350 marcas estarão presentes, reunindo mais de seis mil profissionais nos dois dias de programação.
Segundo Wilson Luiz de Macedo, diretor executivo do Thermas Piratuba Park Hotel, a feira é uma oportunidade para prospectar novos clientes, fidelizar parcerias e divulgar o hotel para diferentes públicos, já que o BNT Mercosul reúne agendas de viagens de todo Brasil e também dos países vizinhos.

MARKITO/FOTOMUNDO

Paraíso das águas Termais
Atraídos pelas propriedades terapêuticas das águas sulfurosas, turistas de todas as idades e de várias regiões do país elegem Piratuba, no Oeste de Santa Catarina, como uma das melhores estâncias hidrotermais do país. Independente da estação climática, a cidade é opção ideal para quem busca relaxamento e contato com a natureza.
Os efeitos benéficos das águas termais para saúde são conhecidos desde a antiguidade. Classificadas como mineral bicarbonatada e fluoretada, as piscinas termais de Piratuba são indicada para tratar e atenuar sintomas relacionados ao reumatismo, úlceras, sinusites, cálculos renais, hipertensão arterial, eczemas e estresse. Aqueles que usufruem das águas de Piratuba também percebem equilíbrio, relaxamento e energização, por conta da prazerosa sensação de imergir nas águas aquecidas.
Destaque para a estância hidrotermal da cidade, onde é possível apreciar um jato de água que atinge cerca de 30 metros de altura. O parque conta também com banheiras e duchas individuais, piscinas, além de espaços para lodoterapia, massoterapia, hidroginástica e outras atividades recreativas e terapêuticas.

26 de Maio é o Dia Nacional de Prevenção e Combate ao Glaucoma

Saiba mais sobre o tratamento cirúrgico da doença, que de acordo com a OMS é a segunda causa de cegueira no mundo
Saiba mais sobre o tratamento cirúrgico da doença, que de acordo com a OMS é a segunda causa de cegueira no mundo

Prevenção é o melhor remédio para evitar a perda total da visão causada pelo glaucoma, doença que, segundo dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde, é a segunda causa de cegueira no mundo (12,3%), atrás da catarata com 47,8%. “Apesar das causas de cegueira no mundo variarem de acordo com as condições sócio econômicas e geográficas de cada população estudada, o glaucoma se mantém como uma das principais causas, independentemente da população avaliada”, afirma a médica oftalmologista Letícia Trevisan Tecchio, da Clínica Schaefer, de Curitiba. Uma estimativa indica que haverá 79,6 milhões de pessoas com glaucoma em 2020.
O Dia Nacional de Prevenção e Combate ao Glaucoma é comemorado no dia 26 de maio. A enfermidade se inicia de forma bastante lenta e tem como complicador o fato de, na maioria dos casos, não apresentar sintomas. “A perda de visão ocasionada por um glaucoma é irreversível, por isso são fundamentais o diagnóstico e o tratamento da doença”, ressalta a oftalmologista, A falta de sintomas é, na verdade, uma espécie de alerta que todas as pessoas devem ter, após completarem 40 anos de idade. “Já que os sintomas normalmente não aparecem, é preciso então consultar um oftalmologista regularmente”, recomenda.

Tratamento cirúrgico do glaucoma
“O tratamento do glaucoma geralmente visa a redução da Pressão Intraocular (PIO) a níveis em que não ocorra mais a perda do campo visual. O nível ideal da PIO depende de cada caso e principalmente do grau de evolução do glaucoma do paciente”, afirma a oftalmologista.
Na maioria dos casos o tratamento clínico, que é a base de colírios, consegue ser eficiente para manter a PIO baixa. Nos casos em que a PIO não consegue ser controlada com medicações e o paciente tem risco de perder a visão, optamos pelo tratamento cirúrgico.
“O tratamento cirúrgico do glaucoma pode ser realizado com laser em algumas situações, como a iridotomia em casos de glaucoma de ângulo estreito, e a trabeculoplastia em casos de ângulo aberto. O tratamento com laser pode ter algum efeito na redução da PIO mas pode não ser o suficiente”, explica a médica.
A principal cirurgia realizada para o tratamento do glaucoma é a trabeculectomia. Ela consiste na criação de uma fístula de drenagem do líquido intraocular para o espaço subconjuntival Através dessa cirurgia, o líquido passa de dentro do olho por uma janela na esclera até uma bolsa filtrante.

Taxas de sucesso
As taxas de sucesso, em média, ficam ao redor de 80% ao final de um ano. Sucesso nesse caso significa conseguir manter a pressão ocular controlada adequadamente. Os resultados são baseados em médias e podem variar muito para cada paciente. Fatores como a idade, tipo de glaucoma, cirurgias prévias e os cuidados pós-operatórios influenciam muito no resultado.
A redução da PIO com a trabeculectomia geralmente é a melhor que se pode alcançar. E para manter as taxas baixas, podem ser necessárias várias intervenções no pós-operatório, tanto precoce como tardio. O funcionamento da bolsa de filtração depende da cicatrização de cada pessoa. A qualidade visual no pós-operatório pode ser bastante afetada, mas no geral retorna aos níveis pré-operatórios após um mês da cirurgia.
Outras técnicas de cirurgias antiglaucomatosas podem ser indicadas, como a escelerectomia profunda não penetrante, implantes de drenagem e cirurgia ciclo-destrutiva. Recentemente vêm crescendo no mercado mundial as técnicas minimamente invasivas chamadas MIGS (Micro Incisional Glaucoma Surgery). Trata-se de pequenos implantes que ajudam a filtração natural do olho, geralmente implantados no mesmo momento da cirurgia de catarata. A recuperação do paciente é muito mais tranquila e com menos complicações que as técnicas tradicionais, mas ainda não dispomos da nova tecnologia no Brasil.

Concerto das Rosas

6bel

A realidade das mulheres que enfrentam o câncer de mama é marcada pela luta e

sofrimento, mas sempre permeada pela esperança. O “Concerto das Rosas” busca contribuir para o processo de cura dessas mulheres, oferecendo-lhes apoio, afeto e cuidado. O projeto tem a intenção de promover a qualidade de vida, fortalecer as políticas públicas de saúde para a mulher, alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, além de formar plateia para música clássica erudita. O Grupo Orquestral Ladies Ensemble, ativo desde 2008, é o único composto apenas por mulheres no Paraná. Com 16 musicistas das principais orquestras do Estado, o grupo se apresenta ao lado das solistas Maryanne Francescon e Moara Pessatti e conta com a regência do maestro convidado Alessandro Sangiorgi, conduzindo repertório com obras de Vivaldi e Piazzolla. Criada em 2008, a Unicultura desenvolve projetos culturais e sociais com a proposta de difundir arte, conhecimento, cultura e valores humanos. A partir dessa ideia, a ONG realiza o “Concerto das Rosas”, unindo Cultura e Saúde, com a apresentação de obras eruditas para a população e a atenção às mulheres vitimadas pelo câncer. A parceria entre a Unicultura e o Grupo Ladies Ensemble promove em 2017 duas apresentações do “Concerto das Rosas” em Curitiba, nos dias 29 de maio e 14 de junho e posteriormente realizará turnê por 9 cidades do interior do Paraná. O “Concerto das Rosas” é viabilizado via Lei de Incentivo à Cultura. Para mais informações, acesse a página do projeto no Facebook: facebook.com/concertodasrosas

Voltar ao topo