Café Cultural da Escola Judiciária Eleitoral-PR debate A Mulher na Política

“Mulher na Política” é o tema da terceira edição do Projeto Inclusão Social na Política do CAFÉ CULTURAL promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, que contará com as presenças da Ministra Luciana Christina Guimarães Lóssio, da Desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes e da Professora Doutora Luciana Panke. O evento acontece no próximo dia 29 de agosto, às 17h30min, no auditório do TRE/PR, situado na Rua João Parolin, 224 – Prado Velho. A Ministra Luciana Christina Guimarães Lóssio é advogada com vasta experiência na Justiça Eleitoral. Atualmente, é membro efetivo da Corte do Tribunal Superior Eleitoral. Em março de 2016 foi designada Presidente da Associação de Magistradas Eleitorais Ibero-Americanas, criada após a conclusão dos trabalhos da VII Reunião Ibero- Americana de Magistradas Eleitorais: Igualdade de Gênero e Democracia, realizada em Brasília. A Desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes exerceu a advocacia durante 20 anos no foro da capital e, por meio da vaga do quinto constitucional destinada à OAB, em março de 1992 foi nomeada juíza do Tribunal de Alçada. Em fevereiro de 1999, foi promovida a Desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná. No Tribunal Regional Eleitoral foi Vice-Presidente, Corregedora e chegou à Presidência no biênio 2010/11. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná, do Instituto Brasileiro de Direito de Família e da Associação das Mulheres de Carreira Jurídica, foi a primeira mulher a desempenhar as funções de Vice-Presidente da OAB/PR, a primeira a presidir o Tribunal Regional Eleitoral e a primeira a integrar o Tribunal de Alçada e o Tribunal de Justiça do Paraná. A Professora Doutora Luciana Panke, da Universidade Federal do Paraná, leciona na graduação e na pós-graduação em Comunicação e possui Pós-Doutorado em Comunicação Política pela Universidade Autônoma Metropolitana do México e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação Eleitoral da UFPR e autora de vários livros, entre eles “Campañas electorales para mujeres – retos y tendéncias”, que terá edição em português neste ano. Foi eleita pela Wapas (The Washington Academy of Political Arts and Sciences), em 2016, como uma das mulheres mais influentes da comunicação política. O Projeto Inclusão Social na Política procura abordar temas que atendam e compreendam as peculiaridades individuais de cada pessoa visando à busca pela igualdade e proporcionando espaço para a expressão da cidadania, dentro de um contexto político. O Café Cultural da EJE/PR objetiva promover e estimular o desenvolvimento cultural em matérias relacionadas à democracia, cidadania e matéria jurídica. As inscrições podem ser feitas na internet (www.tre-pr.jus.br), em Institucional, dentro de Escola Judiciária Eleitoral.

Fernando Vernalha Guimarães, da VG&P Advogados, participa de seminário da Lide Paraná

O advogado Fernando Vernalha Guimarães, sócio do VG&P Advogados, especialista em contratação pública, é um dos palestrantes do encontro que a Lide Paraná promove nesta quarta-feira (24/8), em Curitiba, com o tema “A reorganização do mercado de infraestrutura no Brasil”. Também participarão do seminário o jornalista Carlos Alberto Sardenberg, âncora do programa CBN Brasil, comentarista do Jornal da Globo (TV Globo) e colunista dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo; o economista Roberto Giannetti da Fonseca, presidente da Lide Infraestrutura; e José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O encontro tem o objetivo de debater os efeitos da Operação Lava Jato, os desafios do atual cenário econômico e as perspectivas para a reorganização do mercado de infraestrutura no Brasil.
Antes do seminário, o especialista falará no Senado sobre a reforma da lei geral de licitações, representando a CBIC.

Grupo Caxangá faz show no Colégio Estadual do Paraná nesta quinta-feira

São duas apresentações musicais do CD "Caxangá - Sambas Paranaenses", às 10 e 15 horas. Foto: Divulgação
São duas apresentações musicais do CD “Caxangá – Sambas Paranaenses”, às 10 e 15 horas. Foto: Divulgação

O Colégio Estadual do Paraná, nesta quinta-feira, será palco para a apresentação do mais recente CD do grupo Caxangá, composto pelos músicos Fábio Abu-Jamra, Ricardo Garcia Salmazo, Wagner Bennert e Leandro Superchisnki. No vocal, a cantora Milena Castilho. Os shows “Caxangá – Sambas Paranaenses” acontecerão às 10 e 15 horas, com entrada franca.
O CD “Caxangá – Sambas Paranaenses” é fruto da Lei de Municipal de Incentivo à Cultura, por meio do mecenato subsidiado de 2012 da Fundação Cultural de Curitiba, e conta o incentivo do Shopping Pátio Batel e Celepar. A direção musical é de Fábio Abu-Jamra e a produção do espetáculo e fonográfica leva a assinatura da MPB JAZZ Promoções e Eventos sob a batuta de Laís Pires e Cris Mascarenhas.
As composições do CD são dos paranaenses: Bruno Santos de Lima, Cláudio Cesar da Silva, Leonardo Jackson de Lima, Elias Fernandes de Paula, Ivo Pereira de Queiroz, Ricardo Garcia Salmazo, Renato Pospissil e Hardy Guedes Filho.

CarobHouse: a especialista em alfarroba no Brasil

Com um negócio inovador e produtos sem similares nos mercados nacional e internacional, indústria paranaense cresce de maneira exponencial no segmento de alimentação saudável
Com um negócio inovador e produtos sem similares nos mercados nacional e internacional, indústria paranaense cresce de maneira exponencial no segmento de alimentação saudável

A CarobHouse é uma indústria paranaense, pioneira no Brasil na fabricação de alimentos à base de alfarroba, com foco no mercado de alimentação saudável. Localizada em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba, a empresa inovou ao introduzir no mercado nacional a alfarroba, um fruto de origem mediterrânea, lançando uma linha de produtos com um sabor irresistível e diversos benefícios nutricionais.
Fruto da visão empreendedora do casal Eloisa Helena Orlandi, diretora executiva, e Carmine Giunti, diretor de P&D, a CarobHouse produz há 15 anos uma ampla linha de produtos alimentícios isenta glúten, lactose, proteínas do leite (caseína) ou qualquer ingrediente de origem animal, e ainda sem adição de açúcares.

Diretoria Jurídica da SulAmérica

Fabiane Reschke. Foto: Divulgação
Fabiane Reschke. Foto: Divulgação

A SulAmérica, maior seguradora independente do País, anuncia o retorno de Fabiane Reschke para a posição de diretora Jurídica da companhia. A executiva se reporta ao vice-presidente de Controle e de Relações com Investidores, Arthur Farme d’Amoed Neto, e é responsável pelas estratégias jurídicas da SulAmérica, mantendo a posição da companhia em relação à transparência das relações e dos compromissos junto à sociedade e públicos de interesse. A profissional já havia ocupado a posição entre 2011 e 2013 e assume o lugar de Leila Gregório, que se desligou da companhia.

Castramóvel realiza cirurgias na Praça Rui Barbosa até quinta-feira

O castramóvel é equipado para a realização de cirurgias em animais previamente cadastrados. Foto: Bebel
O castramóvel é equipado para a realização de cirurgias em animais previamente cadastrados. Foto: Bebel

Até a próxima quinta-feira (25), a Prefeitura de Curitiba promove a castração gratuita de cães e gatos na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba. Esta é a terceira regional que recebe o castramóvel, equipado para a realização de cirurgias para animais previamente cadastrados. O atendimento pelo castramóvel facilita a adesão da população, já que os proprietários de animais não precisam se deslocar para a realização do procedimento. Na passagem pela Matriz, as equipes também vão atender aos cães de moradores de rua. Desde junho, 1.954 animais – 1.310 cães e 644 gatos – foram atendidos pelo castramóvel nos bairros das regionais Tatuquara e Cajuru. Somados aos 7.587 animais castrados desde 2013, já são 9.541 bichos domésticos esterilizados em Curitiba. Conforme previsto no edital de credenciamento, lançado em fevereiro deste ano, a Rede de Proteção Animal pretende realizar 7 mil castrações de cães e gatos pelo castramóvel até o fim do mês de dezembro. O equipamento passará pelas dez administrações regionais de Curitiba.