‘Conflito’ de gerações

Todo final de semana costumo passar nos canais das principais duplas sertanejas para acompanhar o que há de novo e quais são as músicas que foram lançadas recentemente. Embora nem sempre tenha alguma novidade, volta e meia alguma coisa chama a atenção. E desta vez o que não passou batido é o, digamos, conservadorismo x inovação.

Com tantos cantores e duplas no mercado, é quase impossível não ter lançamentos com frequência. E a grande maioria se apoia naquilo que está estourando no momento, que é a mistura do sertanejo com outros ritmos. Quem quiser conferir, pode acompanhar, por exemplo, Passito, de Israel Novaes, e Box do Chuveiro, de Munhoz & Mariano. Duas batidas que envolvem muito o reggaeton, que está tão em alta em 2017 e já falamos disso por aqui.

Por outro lado, os mais tradicionais não querem abrir mão do que tanto já fizeram na carreira e não seguem a moda, como César Menotti & Fabiano, que depois de tanto tempo na estrada não mudaram em nada seu estilo. A nova música de trabalho Crença ou Religão mostra bem isso, um sertanejo tradicional, com uma pegada mais lenta.

Quem também está apostando no estilo mais calmo é Loubet, com a canção Procura-se uma Namorada. A letra é mais moderna e atual, só que a batida remete àquilo que era moda na década passada.

Ou seja, apesar de todas as novidades, invenções e coisas do gênero, sempre há espaço para todas as ideias e gostos. E também mostra que, assim como em todas as áreas, a moda vai e vem e aquilo que parecia ter se perdido, pode de repente voltar com tudo.

Shows

Amanhã a Shed recebe a dupla Hugo & Tiago, enquanto no Wood’s a atração é o cantor Buchecha. No sábado, Chrystian & Ralf retornam a Curitiba e se apresentam no Teatro Positivo. Para fechar o feriado, as principais casas noturnas de sertanejo vão abrir no domingo.