Um clássico na Vila

Jogo interessante e curioso, apesar de ser pelo Estadual, deve ser esse Paraná e Atlético, na Vila Capanema.

Já seria pela simples presença do badalado Furacão, mas o será muito mais pelo Tricolor. É que pela primeira vez, após dez anos, volta a jogar como time de primeira, contra o Atlético, que entre nós “é o maior em tudo”. Então, agora é possível afirmar, que Paraná x Atlético, a partir de hoje, readquire a identidade de um jogo clássico.

Tempos atrás, por paixão, eu escrevia que o Atlético era o favorito para vencer. Podia não ser favorito (e passou um bom tempo não sendo), mas como eu queria sempre era favorito. Hoje já não me é permitido porque o tempo controla sentimentos, e porque em uma aposta nesse Furacão que vai à campo, há um grande risco de perda. Um time com Zé Ivaldo e Léo Pereira na zaga tem que ser tratado com muitas reservas.

O Paraná é favorito, não duvide. Seja lá qual for o conceito de time principal que adota (até o bom Leandro Vilela estará de volta), joga movido pelo orgulho de ser da elite nacional, joga na Vila Capanema cuja regra geral é vencer, e joga diante de sua torcida, que ainda tem uma reserva de muitas ilusões, o que faz influir no campo.

Tiro no pé

A maioria dos dirigentes do futebol brasileiro não sabe enfrentar a Lei Pelé quando se trata de renovar o contrato de um jogador em formação. Tome o leitor como exemplo o caso do atacante Mosquito. O seu valor de mercado era duvidoso e os próprios agentes teriam que apostar no futuro. Mas a inexperiente diretoria coxa resolveu afastar a dúvida ao exigir uma multa de 30 milhões de euros na hipótese de rescisão. Se o salário e o tempo de contrato já haviam sido definidos, o valor da multa a própria lei resolve. Nem clube do exterior pagaria 30 milhões de euros para um jogador de atributos medianos. Ao fazer essa exigência, deu a Mosquito armas para empurrar o atual contrato até a extinção pelo tempo.

De primeira

A repórter Gabriela Ribeiro é a nova atração das transmissões esportivas da RPC: é bonita, sabe falar, tem boa dicção, e enfrenta a câmera com naturalidade.