Ponto bendito

No Maracanã, Fluminense 2 Coritiba 2

Egoísta por natureza, o torcedor sempre fica com a frustrada de um empate, quando a vitória tornou-se possível durante o jogo. Não valoriza o ponto ganho nas circunstâncias do campeonato.

É possível que tenha sido esse o sentimento dos coxas após o empate a dois gols com o Fluminense, no Maracanã. Bem ordenado no primeiro tempo, dando-se melhor com o enredo do jogo parado por falta de ambos os times, foi superior com o gol de Werlei.

Mas adotando cultura do recuo no segundo tempo, permitiu que o Fluminense passasse à frente. E só não perdeu, porque Kleber Reis pagou a conta pelo contra, empatando o jogo.

O ponto ganho não só somou no aspecto matemático. Não perdendo, o time de Oliveira mantém a emoção na dose exata para enfrentar a Ponte Preta, que ainda é um adversário direto contra o rebaixamento.

Assembléia

O sócios do Atlético marcaram a Assembleia, que o clube sob o pretexto de cumprir formalidades retarda a sua realização. Reescrevo: Mário Celso Petraglia não deveria impedi-la. Ao contrário, incentivando-a iria fazer um bem para o Furacão. É que na medida em que a assembleia se realize, vai permitir que se enfrentem questões que estão virando mitos, como a elitização do Atlético, que implica diretamente na discriminação dos mais pobres, e o regulamento ilegal (não a implantação) da biometria.

O doutor não pode fazer criticas aos associados, ao contrário, deveria exaltá-los pois querem discutir a vida do clube. É um momento singular na vida do Atlético. Seria o esvaziamento do Furacão, se os sócios tivessem o mesmo comportamento omisso e covarde dos conselheiros, aliás, os grandes culpados por tudo.

Decisão

Todo o jogo do Paraná tem caráter decisivo. Contra a Luverdense, hoje à noite, na Vila Capanema, não é diferente. Só que há um fato relevante: é uma decisão no sentido literal, em razão de que o benefício de resultado de terceiro é uma dependência aleatória. O que o Paraná não pode é deixar de depender apenas de si. À essa altura do campeonato, depender de si amplia a obrigação de vencer.