Fechar busca

BLOGS

Augusto Mafuz

Augusto Mafuz

Augusto Mafuz

Opiniões, crônicas e informações exclusivas sobre o mundo do futebol, em especial o Atlético Paranaense.

Novo Mundo, o início

  • Por Augusto Mafuz

Se há um pouco de exagero na comparação, perdoe-me. Mas é o que me ocorre. É possível dizer que há 22 anos começou a ser construído, aquele que bem pode ser marcado na história do futebol brasileiro, como o Novo Mundo. Se há exageros, eles acabam aqui, porque os seus princípios, com o tempo, ficariam queimados diante daqueles que sustentaram os ideais de George Washington, Thomas Jefferson, John Adams e Benjamin Franklin.

Há 22 anos, com seus princípios e os seus credos, Mário Celso Petraglia iniciou uma revolução no futebol brasileiro. É possível afirmar, que criou um Novo Mundo, através do Clube Atlético Paranaense. Há 22 anos, o Atlético e Petraglia já fizeram de tudo: derrubaram dois estádios, construíram duas arenas, várias vezes campeão paranaense, 5 vezes disputando a Libertadores, campeão do Brasil, vice da Libertadores, o clube suspenso por um ano, e Petraglia excluído do futebol por acusação de suborno de árbitros. Não sei se estou cometendo um pecado, mas afirmo: com Petraglia, o Furacão nesses 22 anos jogou no campo de Deus e do diabo. Talvez, se não fosse assim, tudo continuaria como antes.

Esse resumo é relevante para concluir que tudo o que concerne a Petraglia tem relação com o Atlético, e em consequência, com os atleticanos. Por esse histórico, é impossível dissociar o dirigente do Atlético e dos atleticanos. A relação é tão forte e tão profunda, que se estimula um certo messianismo ou uma seita, chamada, “petralismo”.

Então, ao fato.

As redes sociais foram inundadas com a repercussão do Blog do Paulinho. Está lá: “Polícia Federal quer prisão de Mário Celso Petraglia em inquérito que investiga esquema milionário de “lavagem de dinheiro”.
A notícia vai além: remete o leitor às peças do inquérito. Dessas, destaca-se a decisão da doutora Gabriela Hardt, Juíza Federal substituta da 13ª Vara de Curitiba, ao quebrar os sigilos bancário e fiscal dos envolvidos. No relatório da Polícia Federal associa-se Petraglia ao Atlético. É investigado, também, o advogado João Ricardo Cunha de Almeida. Cito o nome de João Ricardo pela explicação que darei a seguir.

Não entro no mérito do caso, não é por medo, porque do contrário era simples relevar o assunto, e não é para poupar Petraglia, pois não teria nenhum motivo. Afasto-me dos elementos de fundo, porque esse inquérito não nasceu de uma investigação regular da Polícia Federal, embora isso não torne os investigados menos culpados.

Foi instaurado por uma carta anônima, com cópias de um processo do divórcio de João Ricardo Cunha de Almeida. Se as cópias chegam à imprensa de forma anônima (eu as recebi há dois anos), sinaliza um interesse pouco saudável, que não o de denunciar um ilicito, mas de se aproveitar da denúncia pública dele para tirar vantagens.

A pergunta é: o que tem haver o Atlético com tudo isso?

Amanhã respondo.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar

33 Comentários em "Novo Mundo, o início"


Anti-Melancia
Anti-Melancia
2 meses 9 dias atrás

Ate da pra entender a dificuldade do tal “Brenno Arcie”, afinal digitar de dentro de cadeia, de celular roubado,e despistando o carcereiro so pode sair isso, alem de um poodle analfabeto que o é!!!!

Maycon
Maycon
2 meses 9 dias atrás

Chooorem galinhada tricolor e xorarada. Entendo a dor de cotovelo de vcs de terem que viver nesse momento em que o atlético é um clube diferenciado. Os coxildas que aqui escrevem vivem menosprezando o petráglis, por ódio de náo ter mais o saldoso Evangelino q se foi pela idade, assim como o estádio de vcs, o time, a identidade….choreeeemm. Já o Paralixo, nem tenho o que falar, esta ai sobrevivendo por sobreviver.

Cori_LIma lima
Cori_LIma lima
2 meses 9 dias atrás

“revolução” no futebol brasileiro? O que mudou? kkkkkkkkkkkk…patético

Claudio Gruber
Claudio Gruber
2 meses 9 dias atrás
O CT iniciou-se com a venda superfaturada para o governo Lerner, que é exatamente as cavas do Rio Iguaçu, ou seja as suas nascente (APP). Continuou com o desvio de recursos das empreiteiras que resolveram participar de consórcio para término da ponte do Rio Paraná em Guaíra, ligando ao Paraguai, os recursos foram lavados dessa forma, e a construção da Arena da Copa já estava toda acertada, com Richa e seu secretário da Copa que garantiu que a divida não seria paga, mas daí…. surgiu um tal de Sérgio Moro e tem gente nas bandas da baixada que nem cueca… Leia mais »
Cori_LIma lima
Cori_LIma lima
2 meses 9 dias atrás

kkkkkkkkkkkkkk……nao entendi ate agora a preocupação do colunista em defender o “ídolo”. Ninguém falou do time, apenas do cara. Há, esqueci, deve respingar no clube, então tem que antecipar as respostas e desculpas…..

Claudio Gruber
Claudio Gruber
2 meses 9 dias atrás

Amanhã tem mais… amanhã vai sair a história de como foi construido o meio campo, depois de amanhã, a Inepar…corre Petraglia ….Corre… A Japa vem aí…. tic ta tic ta tic tac tic tac

Cori_LIma lima
Cori_LIma lima
2 meses 9 dias atrás

será por isto que o cara anda meio quietão???

Lucas Bettin Rubro Negro
Lucas Bettin Rubro Negro
2 meses 9 dias atrás

A ver e haver são termos distintos e usada de forma errada neste caso mestre.

Celso Izepão
Celso Izepão
2 meses 9 dias atrás

Sr.Mafuz. Não queira nos rotular de idiotas. O seu CAP e o Petralha sempre foram mesma entidade para o bem e para o mal. Só para refrescar sua memoria, leia a materia do GLOBO de 1996 com o titulo “O milagre de Petraglia”..sua relação com a Banestado Corretora…etc. Explique a venda do limitado Lucas (só a ultima) para um time da 3a.divisão Francesa por USD 23 milhões e 1 ano depois voltou por R$ 1 milhão para o Corinthians? Ah! desculpe-me: TUDO OPERAÇÕES LEGAIS. Ser jornalista é ter dever de expor verdades ou calar-se.

Cori_LIma lima
Cori_LIma lima
2 meses 9 dias atrás

mas aqui no nosso estado nao existe jornalismo, e no máximo, comentaristas de fim de semana de futebol, com seus times preferidos…

Jonatas
Jonatas
2 meses 9 dias atrás

Só Burro para achar que a noticia é velha.. Foi atualizada e publicado o inquérito do caso.. cambada de poodles ANALFA, Gigolo do dinheiro publico, estadio com dinheiro do POVO

Cori_LIma lima
Cori_LIma lima
2 meses 9 dias atrás

informação atual e importante..como será que está sendo “discutida” nos bastidores?

Doutrinador
Doutrinador
2 meses 9 dias atrás

Jonatas, o CAP te machucou por dentro?

Juliano Sempre Paraná Sempre T.F.I.
Juliano Sempre Paraná Sempre T.F.I.
2 meses 9 dias atrás

Todo mundo sabe que esse Petraglia não vale nada… Já não é sem tempo se for preso…

Coxa semmmpre
Coxa semmmpre
2 meses 9 dias atrás

sim fuzfuz, há muito exagero… ano após ano, dia após dia, hora após hora vcs poddles disparam a todos os lados jactâncias exageradas… ninguém nega as conquistas do patético-pr nos últimos anos, mas somente vcs próprios se veem assim: maiores e melhores que todos e tudo… no cenário nacional , o furadão é visto apenas como um clube organizado e com boa estrutura, mas de porte médio… essa realidade é constatada diariamente no noticiário nacional!! ou será que toda a mídia nacional combinou isso??

wpDiscuz

Últimas dos blogs

Dartagnan

Triboladas

Dartagnan

O mundo do Darta e seus amigos. Piadas, abraços, memes e muito humor

·

Próximo a casar

Augusto Mafuz

Augusto Mafuz

Augusto Mafuz

Opiniões, crônicas e informações exclusivas sobre o mundo do futebol, em especial o Atlético Paranaense.

·

Amenidades

Levi Mulford

Suburbana

Levi Mulford

Notícias e curiosidades do futebol amador, jogado nos bairros de Curitiba. Campeonatos, tabelas e fotos antigas .

·

Combate Barreirinha derruba o Flamengo

Últimas Notícias

Mais comentadas