Intocável

Naquele tempo, nós adolescentes, cheios de vontade de saber e discutir, tínhamos belas questões a serem resolvidas. Uma delas era: o melhor lateral direito foi Djalma Santos, dos títulos na Suécia e no Chile, ou Carlos Alberto Torres, o capitão do tri?
Enquanto erámos incapazes de resolver esse conflito pelo querer aos nossos ídolos, os ingleses, que gostam de os melhores de todos os tempo, resolveram a questão: Carlos Alberto Torres. Nenhuma escolha poderia e poderá por muito tempo desprezar uma das mais belas imagens da história do futebol: o passe de Pelé jogando a bola num vazio, que seria ocupado por Carlos Alberto Torres. O gol do Capitão (o quarto da goleada na final do México com a Itália, 4×1), cravou na memória do futebol de tal forma, que passou a ser a referência da maior conquista brasileira.
Em razão de que o tempo intervém na história, os ingleses, também mudam, e a seleção foi renovada para incluir Cruyff e Maradona. Qualquer dia uma nova será escalada para ser justa com Zidane, Messi e Cristiano Ronaldo. Mas não deixarão que alguns dos seus “deuses” sejam tocados: Yashin (goleiro), Carlos Alberto Torres (lateral direito), Nilton Santos (lateral esquerdo), Bob Moore (zagueiro de área), Fontaine (atacante) e Pelé são intocáveis.
Carlos Alberto Torres morreu, de repente, sem avisar.
Foi como saiu da defesa para pegar a bola de Pelé.

Favoritismo

Contra o Atlético de Medellín o Coritiba decide seu futuro na Sul-Americana. A vitória sobre o Belgrano, quando a desclassificação era o fato esperado, enche de ilusões os coxas. Nós torcedores somos assim: às vezes, somos submissos a sentimentos proibidos pela lógica. Jogar em Medellín e contra o atual Atlético não é a mesma coisa que jogar contra o Belgrano, na Argentina. Os colombiano eram favoritos da Libertadores, e a ganharam. São favoritos do campeonato nacional, e o lideram. E são os favoritos para ganhar a Sul-Americana. É o Atlético que criou uma nova geração, que lembra a de Rincón.
Se o Coritiba ganhar a classificação em Medellín, merece ser campeão.