Fatores de igualdade

Aconteceu-me de associar fatos em comum entre Paraná e Atlético para o jogo de Vila Capanema: com vínculos com a zona de rebaixamento que assustam, e com a pressão seja a qualquer título, a prioridade é a de evitar a derrota.

O jogo está ambientado em tamanha desconfiança que a vitória deixará de ser um fato natural das circunstâncias dos 90 minutos, para se tornar um fato extraordinário.

Os dois times estão tão fragilizados técnica, tática e emocionalmente, e estão tão desacreditados, que a vitória passou para o lado da exceção. Então, não tenham dúvida: não perder será a referência que vai dar rumo ao jogo de tricolores e rubro-negros.

Há quem iguale os dois por estarem na zona de rebaixamento. E, iguais, sugerem-se o mando e a torcida única como fatores para adiantar as coisas para o Paraná. Esses fatores hoje provocam mais ilusão do que realidade. Pelas deficiências escancaradas dos dois times, esse jogo da Vila seria igual na Baixada ou no Couto Pereira. E é contra a própria lógica dos números, do futebol e do bom senso, afirmar um favoritismo a favor de quem está na lanterna desde o início do Campeonato Brasileiro. Não há fator mais decisivo do que um time ordenado com racionalidade e conscientizado de que tem limitações a serem superadas.

Talvez, aí, posse se encontrar um benefício para o Paraná. O treinador Rogério Micale, contra o Grêmio, trancou o time consciente de que a exposição sem qualidade individual é mortal. Ao contrário de Diniz, que não obstantes as lições levadas, parece ter adotado a frase de cárcere de que “eu sou uma idéia”, e copiado parte da personalidade patronal, colocar o seu sistema acima do bem e do mal.

Promessas

Contra o Vila Nova, às 21h30, pela Segundona, é possível afirmar em linguagem figurada que o Coritiba vai jogar na madrugada. É custo da humilhação que um clube de tradição tenha que pagar quando é rebaixado. Em razão do futebol ter se transformado em um programa, a televisão procura valorizar o horário nobre. No caso da Segundona, o único time de tradição é o Coritiba. Daí jogar em uma sexta-feira, deste frio outono, quase de madrugada.