Deuses (e o General)

Só faltou um fundo com a música de Bob Dylan.

De resto, pareceu uma nova versão da obra escrita por Jeffrey Shaara, “Deuses e Generais”. Na Baixada, trinta mil atleticanos, transformando-se em deuses, viram o Furacão derrotar o Flamengo (2×1) e assumir a liderança do seu grupo na Libertadores, sob comando de Thiago Heleno, o “General”.

Não atribuam essa monumental vitória do Furacão a um dedo de Paulo Autuori, seu treinador. Será injusto. Então, para começar, sejamos justos: teve tudo de Autuori. Da sua visão de futebol, irradiou a consciência das virtudes e dos limites desse Atlético. A partir daí, o Furacão foi soberbo, porque quando existe um método racional, não se tem pressa para antecipar os fatos, pois já há consciência de que eles acontecem ao natural.

Dirão que o Atlético jogou no erro do Flamengo. Enganam-se. Os erros do Flamengo foram consequência das virtudes do Furacão. Seu time foi brilhante, porque foi correto para as circunstâncias do jogo.
Quando há um método certo, o do fato que se procura é inevitável. Por exemplo: o gol de cabeça de Thiago Heleno, da bola jogada de uma cobrança de falta, que veio desse excepcional Matheus Rossetto.

A partir do gol do General, a solução do jogo foi encaminhada. Os gols perdidos por Damião e Gabriel estavam no roteiro, pois é da ordem de um jogo. O segundo gol, de Gedoz, resultado de uma obra de contra-ataque, foi o resumo perfeito e o corolário justo para o jogo portentoso do Furacão.

O relógio já tá batendo uma hora da manhã, e eu não conseguindo terminar essa coluna. Dou razão, em parte, ao escritor espanhol José Sámano: como boa metáfora da vida, o futebol tem dias que enlouquecem qualquer um, cruzamentos de caminhos para sofrer de uma loucura crônica. Dou razão, em parte, porque não é o futebol que me enlouquece. É o Furacão.

Thiago Heleno foi o melhor do jogo.

Mas Rossetto, que jogador!

Essa coluna é uma homenagem a Antonio Rispoli Mendes, nascido de Larissa e Neilor. Antonio é neto do meu anjo da guarda, o médico Daniel Zeni Rispoli e bisneto da dona Didi.