Cury, mas pode chamar de covarde

Um grau raro de rancor, originário de um espírito podre pela falta de recursos de personalidade, deve repassar a vida de Hélio Cury, presidente da Federação Paranaense de Futebol.
Bem por isso, o seu comportamento como dirigente, às vezes, impressiona: é repugnante. Em estado bruto, essa repugnância foi consolidada quando Cury, condicionou a realização do Atletiba, na Baixada, à exclusão do campo dos repórteres da equipe de transmissão dos clubes pelo youtube, porque eles estariam “sem credenciamento”. Com esse pretexto covarde, Cury quis alcançar o objetivo principal: não deixar que Atlético e Coritiba fizessem a transmissão das imagens do jogo. Não teve transmissão, porque não teve jogo. Admitindo que os jornalistas não tinham credenciamento, ainda, assim, não era o caso da não realização do jogo, mas de punição com multa aos clubes por não respeitar esse item do regulamento.
O caso, visto sob o aspecto jurídico é simples. Atlético e Coritiba não cederam os direitos de imagens dos seus jogos à televisão. Mantendo esses direitos na sua esfera patrimonial, poderiam __ como podem, torná-los disponíveis, inclusive, é fato relevante, para outra emissora de televisão. Só que resolveram prestar um benefício social para a população: autorizar a projeção das imagens gratuitamente ao torcedor. Na Baixada, foram 25 mil torcedores.
A gravidade dos atos de Hélio Cury não se encerra no campo esportivo com o impedimento na realização do Atletiba. Afirmo, que as consequências esportivas tornam-se, até, pouco relevantes diante da gravidade de outros fatos.
Sabe-se, que um Atletiba, em qualquer circunstância, é o pretexto para ações de gangues, criando um ambiente de tensão em toda a sociedade de Curitiba. Por isso, em média, Curitiba vive sob um estado de medo, obrigando a triplicar o policiamento, mudando o trânsito, exigindo plantão de magistrados e policiais. Hélio Cury, sem cidadania, reduziu a zero a importância social dos fatos só para mostrar autoridade. Reduziu-se a um covarde.
Na súmula, o árbitro irá colocar que Atlético e Coritiba não aceitaram a condição imposta por Hélio Cury, “impedindo” a realização do jogo. Em tese, poderão ser denunciados no artigo 203 do CBJD que prevê perda de pontos, multa de até 100 mil reais e até a exclusão da competição.
Nada disso vai acontecer. Hélio Cury é covarde. Ele sabe que qualquer punição, Atlético e Coritiba têm causa para irem bater na Justiça Estadual. Hélio Cury deu causa para intervenção na FPF.
Uma outra questão: em seus noticiários locais, a RPC vai tomar alguma posição? Precisa. Sei que o grupo não teve nenhuma influência na atitude de Cury, mas não é isso que a torcida pensou ontem na Baixada.