Por que os homens não vão ao sex shop?

Por que os homens não vão ao sex shop?
Foto: Pixabay

Experimente observar ao longo do dia a movimentação de um sex shop. Verá que 80% da clientela é formada pelo público feminino, 15% por homossexuais e apenas 5% por homens héteros.

Mas, afinal, por que isso acontece? Pela minha experiência de mais de 20 anos neste ramo, observando o comportamento dos clientes da minha loja, arrisco alguns palpites:
Necessidade de autoafirmação

Vivemos em uma sociedade historicamente patriarcal, na qual o homem é visto como “o provedor” e “a autoridade”. Claro, isso vem mudando ao longo dos tempos. Mas o fato de a maioria dos homens não se permitir ir a um sex shop só tem a dizer que os alicerces dessa cultura de autossuficiência masculina ainda estão bem sólidos.

Um amigo hetero me disse certa vez que homem é criado para ser “o comedor”, que não pode levar nada para a cama, pois isso seria inadmissível. O cara pensa que vai ser menos homem por isso, mas é tudo questão de ego masculino, de achar que precisa se auto afirmar o tempo todo.

Junto disso tem uma insegurança. Os homens se sentem substituídos quando a mulher usa alguns tipos de acessórios como, por exemplo, um vibrador. É como se precisassem competir com ele.
Medo do que a parceira vai pensar

O homem tem medo do que a namorada ou esposa vai pensar se ele chegar com um novo acessório na hora do sexo. A maioria mantém o pensamento de que a parceira não vai aprovar e ainda passará a duvidar da sua masculinidade.

Porém, minha experiência no sex shop mostra justamente o contrário sobre a expectativa feminina. A queixa das mulheres é unânime sobre a falta de iniciativa do homem em buscar formas de apimentar a relação. A mulher tem uma atitude mais ativa quanto a isso, pois sabe que, aumentando a satisfação no sexo, a relação também tende a melhorar.

É algo cultural. Se o casal vai viajar, por exemplo, a mulher se preocupa em comprar um lingerie diferente e um produto de sex shop. Já o cara se preocupa apenas em abastecer o carro.

Medo do preconceito

Existe também o medo de que os amigos pensem que ele é gay. Homens sempre vão ao sex shop juntos, em pequenos grupos, para mostrar aos amigos que não vão para comprar nada para eles. A maioria compra apenas chocolate em formato de pênis ou cueca de elefante e sempre no intuito de zoar outro amigo. Nunca compram algo para agradar a companheira. Acaba sobrando para a mulher a responsabilidade de buscar melhorias na vida íntima do casal.

Muitos pensam que só busca produtos de sex shop o casal que está mal sexualmente, mas não é bem assim. Os acessórios servem para que os dois aumentem o grau de intimidade e descubram outras formas de obter mais prazer juntos. Para o casal que está com problemas no sexo pode ser uma forma de solucionar e para o que já está satisfeito tende a melhorar.

Mas para que a ida do homem ao sex shop mexa positivamente com a relação é preciso se despir da insegurança e do preconceito. Agora que você já sabe o quanto as mulheres valorizam e desejam homens que busquem o seu prazer a todo custo, que tal fazer uma surpresa para a sua parceira?

* Maísa Pacheco é dona do sex shop Delírio e Ponto