Educação financeira para crianças e adolescentes

No Brasil por se tratar de um País subdesenvolvido não são todas as crianças que recebem de sua família uma base para Educação Financeira. A capacitação das crianças logo no ensino fundamental é a preocupação com o futuro da criança das famílias e da sociedade como um todo, ou seja, a educação financeira é um assunto essencial na vida das pessoas e tem função de melhorar a qualidade de vida para um futuro melhor financeiramente.

É necessário capacitar à criança desde o inicio da sua trajetória escolar, e explicar o porquê da Educação Financeira e sua importância para a vida. A criança precisa desde cedo aprender de onde vem o dinheiro, como é gerado e porque é fundamental e necessário para a sociedade.

A inclusão da educação financeira no início da vida estudantil irá colaborar para a formação das crianças e adolescentes para que possam contribuir na melhoria dos objetivos da vida e também proporcionar maior inclusão da população ao sistema financeiro independente da classe social.

Portanto, demonstrar um conjunto amplo de orientações sobre atitudes adequadas no planejamento e como utilizar os recursos financeiros, ou seja, Educação Financeira para o maior número de pessoas pode ajudá-las a resolver suas dificuldades, e permitir que planejem melhor suas vidas. Nesse sentido as escolas têm como contribuir de forma significativa ao educar os alunos financeiramente, pois eles, por sua vez, levariam esse conhecimento para suas famílias em um efeito multiplicador.

Educação Financeira ingressa no mundo escolar para ajudar o aluno a entender e desvendar as chaves da organização social em torno do mundo financeiro, incentivando a prepará-lo para usufruir dos benefícios de tal organização, ao mesmo tempo em que procura ajudá-lo a se defender das armadilhas ao longo de sua jornada.

Para que todos esses objetivos se concretizem é importante criar situações educativas para que dentro dos limites impostos pelas vivencia estudantil seja vista com maior relevância quanto a sua importância ao estudo financeiro, pois adquirir conhecimento e aprender desde cedo sobre a importância da Educação Financeira poderá levar ao sucesso para vida toda.

Tatiana dos Santos Pereira é administradora – CRA-PR Nº29710.